segunda-feira, 25 de março de 2013

EU FALO DE... 48 HORAS DE UMA VIDA



Sempre acreditei que a felicidade acaba por ser mais que o produto final de uma equação composta por diversas variantes; bons e maus momentos, instantes de satisfação e descontentamento, períodos de harmonia e revolta, fogachos de bem estar e instabilidade, etc. Ser feliz é saber reconhecer cada um dos factores atrás mencionados e desfrutar ao máximo cada segundo da vida. A felicidade não é um sentimento pleno e permanente, bem pelo contrário, ela é-nos servida em fragmentos e devemos ser nós a juntá-los para no fim sabermos qual o grau de felicidade que nos cabe na vida.

É por ter em mim esta definição e a ela somar a minha capacidade de ver as todas as coisas pela positiva que considero este fim-de-semana que passou um dos melhores deste ano. Apesar de, em 48 horas, ter dormido umas doze e passado outras tantas em viagem (só não andei de avião), o resto do tempo, mesmo com altos e baixos emocionais, acabou por ser enriquecedor, motivante e, acima de tudo, um enorme fragmento de felicidade.

Sem entrar em demasiados detalhes, afirmo que a minha ida ao Porto para apresentar o livro POETAS QUE SOU, tendo sido um fiasco como propósito, foi muito gratificante pela qualidade humana das pessoas que conheci. Tenho de fazer um enorme agradecimento ao Olimpo por me ter aberto as suas portas, sem deixar de referir que tanto o Luís, como a Ana, são dois seres humanos fantásticos, não só pela disponibilidade demonstrada, mas também pela atenção, carinho e respeito que tiveram por mim, e acima de tudo, pelo amor à camisola que é evidente na forma de estar de cada um deles. Bem hajam.

Continuando a omissão de detalhes, resta-me falar de Domingo e do grande dia que me foi proporcionado por diversas pessoas numa junção de esforços e boa vontade, que me permitiram, para além de testemunhar mais um fantástico momento de cultura, sentir na pele todo o carinho que nutrem por mim, o respeito pelo autor e principalmente a consideração que têm pelo homem.

Já aqui referi, num artigo anterior, que tenho bem definidas as linhas que separam o autor da pessoa que lhe empresta o corpo, assim sendo e chegados a este ponto, devo dizer que, dissertações, relativas ao homem, à parte, o autor Emanuel Lomelino cresceu muito este fim-de-semana por mérito de outros autores.

Foi com enorme satisfação pessoal que ontem vi duas amigas da escrita serem agraciadas, com casa cheia, numa iniciativa que a todos engrandeceu, mas que sem o esforço, dedicação e empenho de ambas, nunca seria possível realizar e levar a bom porto. Parabéns MARIA EUGÉNIA PONTE e ANA COELHO pelo êxito do I Concurso de Poesia AlenCriativos.

Por outro lado, o autor Emanuel Lomelino também cresceu, por ter visto outras duas amigas receberem a honra de fazerem parte de um júri que, perante um elevado número de trabalhos postos a concurso, soube criar as condições necessárias para que a imparcialidade dos resultados fosse notória e não deixasse margem para qualquer dúvida. Parabéns MARIA JOSÉ LACERDA e SUSANA MAURÍCIO pela qualidade dos poemas que agraciaram.

Por último, o autor Emanuel Lomelino também cresceu, e muito, por ver mais três amigas da escrita, pelas quais nutro um grande carinho, serem distinguidas pela sua escrita. Parabéns NANDA ROCHA e MARIA DE FÁTIMA SOARES, pelas menções honrosas, e RITA FARIAS pelo 3º lugar.

Contas feitas, somados todos os momentos deste fim-de-semana, dando a importância que cada coisa merece e juntando o valor que algumas acções (detalhes que não mencionei) me merecem, só posso dizer... nas últimas 48 horas fui um homem feliz.

 

MANU DIXIT

23 comentários:

  1. Grande abraço e força para a continuação desse crescente percurso, poeta.

    ResponderEliminar
  2. Uma junção de Fragmentos dá uma coisa muito grande padrinho. E neste texto consegui ser feliz,consegui arrepiar me com tais palavras, rir por expressões aqui impressas e sorrir por reviver. Obrigada por também fazeres parte dos meus fragmentos felizes !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu, pelos dois fragmentos que me proporcionaste.

      Eliminar
  3. Estou triste pq já escrevi aqui um comentário e foi se. Estava eu a dizer, que são os fragmentos que preenchem pequenos espaço dando um grande resultado de felicidade. Adorei o teu adoravel texto! E desde já agradeço pela publicidade :-P
    Já sorri por reviver, já ri por expressões tuas, arrepiou por tudo lido! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ter de explicar essa das "expressões" ;) Jokas.

      Eliminar
  4. Parabéns poeta.
    Tu, a tua pessoa, a tua poesia, e de novo tu, merecem.

    Beijinhos
    Antonieta

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde! Como vai? Espero e desejo que pelo melhor!

    Só duas notas: FOGACHO escreve-se com - O - e não com - u.

    Outra nota: neste parágrafo (transcrevo) - Já aqui referi, num artigo anterior, que tenho bem definidas as linhas que separam o autor da pessoa que lhe empresta o corpo, assim sendo e chegados a este ponto, devo dizer que, dissertações, relativas ao homem, à parte, o autor Emanuel Lomelino cresceu muito este fim-de-semana por mérito de outros autores.

    Ponha um ponto final a seguir à palavra - corpo -
    Ficará, correctamente, assim:

    Já aqui referi, num artigo anterior, que tenho bem definidas as linhas que separam o autor da pessoa que lhe empresta o corpo. Assim sendo e chegados a este ponto, devo dizer que, dissertações, relativas ao homem, à parte, o autor Emanuel Lomelino cresceu muito este fim-de-semana por mérito de outros autores.

    Estimei muito voltar a falar consigo desejando-lhe o melhor em tudo e, principalmente, saúde, despeço-me até sempre,

    BRSE

    ResponderEliminar
  6. Emanuel,
    Li mais de uma vez o teu texto. É uma realidade que tenho/temos por ti um respeito enorme enquanto Autor e forma como ages nessa mesma vertente de ti de excelente qualidade.
    O ser humano que dá corpo ao autor, é a matriz essencial no que se refere ao meu respeito, admiração e amizade genuína.
    Tu Emanuel, és um desses seres humanos que eu, sendo positiva por natureza e "teimando" no acreditar nas pessoas, me faz reforçar esse meu acreditar, pelos valores, ética, forma de estar na vida, que me faz sorrir e pensar: Estou certa! Vale sempre a pena continuar a acreditar e a sermos nós próprios mesmo que sejamos uma voz dissonante ou, mesmo que se reme contra a maré.
    Para mim igualmente foi um fim de semana excepcional. No Sábado... tu no Porto. Eu e Maria José em Mangualde, onde fomos acolhidas com tanto calor humano. Não tendo sido um "fiasco", se fosse em determinados parâmetros, deixaria de o ser e, seria tão gratificante como foi o teu, pelas pessoas que, são elas que fazem toda a diferença.
    Ontem, e desde já o meu Obrigada pelas tuas palavras que sei com certeza absoluta a sinceridade com que escreveste, foi exactamente como referes. Um Domingo ímpar, onde a Arte, a Cultura em mais de uma vertente estiveram de mãos dados, tendo sido obtido o resultado que todos constataram e o mais importante... sentiram!
    Fazer parte do Júri, não foi tarefa nada fácil. Como referi ontem: muito gratificante mas, em silmultâneo... ingrato. A qualidade dos trabalhos recebidos superou tudo o que pudéssemos ter imaginado, tornando assim bem mais difícel a tarefa.
    Ruy de Carvalho, na primeira troca de palavras e, ao saber que pertencia ao júri, disse o que mais tarde referiu publicamente: deve ter sido "tramado", extraordinariamente difícel para vós a selecção, pela qualidade que aqui vejo.
    Foi completamente imparcial como referes... pessoalmente, não conhecia nenhum dos vencedores ou com menção honrosa. Mesmo que tivessemos seleccionado alguém amigo, seria sempre de forma imparcial, pelo facto de não fazermos a mínima ideia de quem estava por detrás... tínhamos um número de poema.
    Ficou a consciência de missão cumprida e, igualmente a consciência de muitos mais pela qualidade das obras apresentadas, igualmente mereciam, estar no número dos seleccionados.
    Acredito que essas pessoas que desconheço... venham a ser conhecidas pelo valor que têm e, que ninguém por não ter sido seleccionado deixe de escrever. Continuem, pois reforço ficámos maravilhadas pelos tantos números, equivalentes a tantos belíssimos poemas que tivémos entre mãos.
    Um agradecimento muito especial igualmente à Maria Eugénia Ponte e Ana Coelho, pelo trabalho imenso e intenso que tiveram para culminar na maravilha do dia de ontem.
    Os meus Parabéns a todos os que participaram e Parabéns a todos os seleccionados.
    A Arte... a Cultura ontem esteve PARABÉNS, num casamento perfeito entre várias das suas vertentes.
    Estou já a ser muito exaustiva, assim Parabéns a todos os intervenientes. Sem o todo, não teria sido possível a realização de um dia como o de ontem.
    Obrigada por seres quem és e por seres meu Amigo!
    Beijinhos
    Susana Maurício

    PS: Já sabes que tenho o péssimo defeito de escrever de "enxurrada" e, não fazer revisão :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana! Conhecendo-me como conheces sabes que tudo o que escrevi é sentido e é nestes pequenos fragmentos de vida que encontro a tal felicidade. E conhecendo-vos como conheço sei que independente das circunstâncias a imparcialidade existe dentro de vocês. Foi um fim de semana em cheio, fiquemos à espera que se repita.
      Beijo.

      Eliminar
  7. Venho apenas dar-lhe os parabéns pela ída ao Porto apresentar o POETAS QUE SOU, num local bem agradável onde já tive oportunidade de ler Poesia, e também me apercebo da gentileza das pessoas de lá.
    O Poeta soma e segue...merece!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Natália! Um espaço muito bonito com pessoas fantásticas e com um amor e dedicação fora do comum.
      Beijo.

      Eliminar
  8. Desculpa Manu, mas estou a rir...
    Já sentia "falta" das correções do Senhor Anónimo Broa... não sei quantas esfarelado.
    Igualmente me sinto grata pela visita... cansada, fez-me sorrir!
    E... como é bom sorrir :)
    Susana Maurício

    PS: Prescindo das correções, mas, se isso lhe der prazer... be my guest!

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Emanuel.
    Aqui no teu espaço não consigo ser imparcial e por isso mesmo valorizo o ser humano que és, o amigo, sem querer saber do que alguns "pseudo" intelectuais possam achar.
    Na imperfeição de cada um de nós, as gralhas, falta de vírgulas e afins bem podem faltar que o principal está bem explicito.
    Este fim de semana foi muito especial e tu fizeste parte dele.
    A todos os que connosco estiveram em comunhão a usufruir dele saíram mais enriquecidos e com referências de exemplos de pessoas com nos faz perceber porque as pessoas serão sempre o melhor do mundo.
    Não vou referenciar ninguém em especial porque corria o risco de me esquecer de alguém e para mim todos os presentes foram importantes.
    A cultura do nosso país enquanto tiver nela pessoas que lutam contra a corrente negativa, que dão de si de forma gratuita o melhor para que a poesia e as restantes artes continuem vivas merecem-me um grande aplauso e um agradecimento extra por serem e fazerem parte deste nosso mundo.
    Este fim de semana, nos locais que ambos percorremos, todas as palavras ficaram mais cheias de sentidos, cada minuto passado foi uma mais valia, perdeu quem não esteve presente.
    Sobre gralhas aqui ou acolá também elas são naturais e fazem sentido senão o próprio termo ficaria sem sentido.
    Grata por seres exactamente como és, não mudes nunca, nem sequer uma vírgula, porque gostamos de ti assim. IMPERFEITO.
    Beijo grande e amigo daqui.
    Maria José Lacerda

    ResponderEliminar
  10. Subscrevo Maria José!
    Quem faz por Amor, quem se doe, trabalhe gratuitamente, vista a camisola, pelo que acredita... sai sempre mais feliz.
    Como nós estamos!
    E Manu, subscrevo-te igualmente a ti... " É nas imperfeições que nos distinguimos"
    Que bom pertencermos ao grupo dos IMPERFEITAMENTE... PERFEITOS, nos simples seres humanos que somos!
    Perfeito... ninguém o é. Quem se julgar assim... será Imperfeitamente... Imperfeito!
    Beijinhos
    Susana Maurício

    ResponderEliminar
  11. Olá, Emanuel!
    Mais uma vez, conseguiste comover-me com as tuas palavras. Conheço-te há muito pouco tempo, mas tem valido a pena. Continua assim! :-)
    Beijinhos,
    Marta.

    ResponderEliminar
  12. Só li agora este "post" e os comentários, claro.
    E recordei o balanço que fiz no fim de 2012 em que dizia/escrevia:

    "A vida são pinceladas de cor e pinceladas de vazio...
    Umas vezes, cheia de cor e alegria e outras cheia de tristeza, de angústia, desalento, de 'pouco', de mediocridade...
    Mas eu acho que muita gente não tem consciência do quanto é importante não desprezar o que a vida nos dá, mesmo que pareça muito pouco."

    No fundo, é destes fragmentos/pinceladas que falas no teu balanço do último fim de semana, não é mesmo?
    E, tens razão, o importante é disfrutar ao máximo cada segundo da nossa vida, mesmo aqueles que nos parecem, à partida, com menos cor.
    É isso que nos pode fazer felizes, afinal é para isso que cá estamos!

    Gostei de te ler e agradeço à Ana Coelho por te ter colocado no meu caminho, sabes?
    És uma pessoa linda e são pessoas assim que dão as tais "pinceladas de cor" na nossa vida.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Eugénia! Obrigado por mais este fragmento.
      Beijo.

      Eliminar

Toca a falar disso