quinta-feira, 9 de novembro de 2017

FALA ÁFRICA... MACVILDO PEDRO BONDE - XI

TEMPO

Regresso ao meu quintal, o mundo onde os meus amores florescem. Regresso a infância da minha solidão porque encontro nela a porta aberta para a sopa da mãe, o sermão do meu pai, as travessuras dos mais novos. Na varanda do quarto há bailes doces de que aprisionam à minha boca; o peixe seco ofusca o sol que cai no chão do silêncio. O sofá massageia os corpos regressados do trabalho, encanta os rostos com a maciez do aconchego, abre as suas cores para os sorrisos que sofrem dos horrores na hora do jornal; tristes, os olhos cessam o brilho.

Regresso ao meu quintal porque a luz da madrugada perdeu as estrelas, o soalho é friorento e as bochechas engordam sem o mastigar das ervas que brotam do cansaço. Reparo que a mesa nasce triste no olhar do tempo e as mordaças penetram na angústia da liberdade. Regresso ao meu quintal? Compreendo que as vozes são sempre solidárias, os carros de arrame sobrevoam nos calos da mão, as fisgas escondem no burilar do tiro o fim do verão e a alegria esgota na cor do dinheiro.

Hoje regresso desterrado com a ausência do calor fraterno, o aconchego dos meninos que se riem das rugas no berço da vida. O meu quintal é um seio cheio de ouro e leite na boca; um sopro que invade a solidão.

As borboletas pousam no pólen das palavras e as flores brilham no coração da língua. Os verões nascem nos gomos da laranja, azedam as mãos de maldade, amarram às costas a fórmula do suicídio.

Regresso como quem janta rebuçados na colmeia do abraço, como quem dorme com Deus no labirinto do abismo. Hoje aceno a vizinha que tem uma ponte na boca e lágrimas nas mãos. Regresso a chave da felicidade porque danço no asfalto o sonho que soneca no bolso.

Regresso ao quintal como quem já emigrou dentro de si, procurando nos lábios dos filhos a essência do amor. Ah! Que aromas abundam na casa do meu pai?


Breve biografia
M.P.Bonde nasceu a 12 de Janeiro de 1980 em Maputo. Foi membro do projecto (JOAC) e do colectivo Arrabenta Xithokozelo. Em 2017 lançou a sua primeira obra literária “Ensaios Poéticos” pela Cavalo do Mar.
Vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso