domingo, 12 de novembro de 2017

FALA AÍ BRASIL... ADRIANA MAYRINCK


"Vamos tomar um café?"

Essa pergunta cheia de significados no Brasil, é o ponto de partida, a porta que se abre, para uma aproximação, seja ela pessoal ou de negócios. Um cafezinho quente e reconfortante acompanhado de um sorriso, é sempre o primeiro passo para se iniciar qualquer assunto. Em Portugal, surpreendi-me ao perceber, entre conhecidos e amigos, o nosso tradicional e tão querido hábito, que particularmente me deixou bem satisfeita e sentindo-me em casa e abraçada.

Mas para falar de negócios ou tentar aproximação para expor uma ideia, percebi que a pergunta fica bem difícil atingir o interlocutor. Como trabalho com eventos, e acostumada a esse jeito brasileiro de aproximação, tenho percebido a grande  dificuldade, quando o assunto é espaços culturais.

Ao telefonar o responsável nunca está disponível e a palavra de ordem é: "envia-nos um e-mail". Que na maioria das vezes não se obtém respostas. Não vou estender-me muito, pois tenho conhecimento de outros empecilhos e exigências, mas prefiro acreditar que fiz ainda poucos e nem tão insistentes contatos. Enfim...quem disse que seria fácil?

Acostumada a ter as respostas de imediato, sejam elas em locais públicos ou privados, facilidades nos agendamentos, disponibilidade de apoios e parcerias, sempre acompanhados de um cafezinho forte e adocicado, ando pisando em flores por aqui, com alguns espinhos pelo caminho. Mas se atravessei o oceano, com o propósito firme e irrevogável de permanecer e fomentar a poesia, literatura e cultura lusófonas, mesmo que cheia de arranhões continuarei incansável nas minhas tentativas, com ou sem café.

DRIKKA INQUIT

2 comentários:

Toca a falar disso